segunda-feira, 24 de junho de 2013

Prêmio Euclidiano de Pequenas Narrativas

        O Ponto de Cultura “Os Serões do Seu Euclides” realizou pela terceira vez o “Prêmio Euclidiano de Pequenas Narrativas”. O concurso contou com a participação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de todas as redes de ensino do município de Cantagalo, além da comunidade em geral, com o intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita, assim como o surgimento de novos e jovens autores.


         O tema norteador das narrativas foi “Qual é a sua viagem?”. Inspirados por ele, dezenas de jovens autores enviaram suas narrativas, que foram avaliadas por uma banca formada por estudantes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Faculdade de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, além de professores cantagalenses da área de Linguagens. Ao total foram mais de 200 narrativas inscritas, que foram dividas em quatro categorias: 6º e 7º ano, 8º e 9º ano, Ensino Médio e Comunidade. Após isso, foram selecionadas 13 narrativas que ganharam certificados de mérito.











       A noite de premiação ocorreu no dia 21 de junho no salão da Biblioteca Municipal de Cantagalo. Familiares e amigos prestigiaram os selecionados e conheceram os vencedores deste ano. A seguir: a lista dos vencedores do III Prêmio Euclidiano:


Categoria 6º e 7º ano:
1º lugar: "Viagem ao mundo da poesia" de Danilo Rufino Leal (E. M. Maria Bellieni D'Olival)
2º lugar: "No passado" de Sofia Maria Lopes Braga Ayres Garguillo (Colégio Euclides da Cunha)
3º lugar: "Parada do Paraíso" de Lucas G. Fernandes (Colégio Euclides da Cunha)


Categoria 8º e 9º ano:
1º lugar: "A viagem" de Maria Clara Herdi Bastos (Colégio Euclides da Cunha)
2º lugar: "Meu anjo da guarda" de Laura Rabello (C. E. Maria Zulmira Torres)
3º lugar: "Passarinho viajante" de Mariana da Silva Miguel de Paula (E. M. Alberto Augusto Thomaz)


Categoria Ensino Médio:
1º lugar: "Julieta, a rainha do castelo de areia" de Marina Zanon (Colégio Euclides da Cunha)
2º lugar: "De carona..." de Ianca Cipriano Roque (C. E. Lameira de Andrade)
3º lugar: "Não entre! Fui viajar" de Roberta Queiroz de Azevedo (C. E. Maria Zulmira Torres)


Categoria Comunidade:
1º lugar: "Complexo de Woody Allen" de Lucas Maranhão
2º lugar: "Na carreira" de Igor Ferreira
3º lugar: "Entre o céu e a terra" de Cátia Campello de Melo

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cantagalo é palco do IV Ciclo de Debates com Educadores e Oficinas Pedagógicas

            Neste último dia 23, a cidade de Cantagalo sediou o IV Ciclo de Debates com Educadores e Oficinas Pedagógicas (Euclides da Cunha na sala de aula), atividades vinculadas ao projeto de extensão interinstitucional “100 anos sem Euclides”. A palestra de abertura contou com a presença do Prof. Dr. Luiz Alberto Boing, Diretor Acadêmico do Colégio Anchieta (Nova Friburgo-RJ), e discutiu a memória e a preservação como bases para ações na área de educação. Foram três dias de evento, trazendo diversas oficinas e atrações culturais que movimentaram toda a cidade, entre elas a belíssima apresentação da Orquestra de Cordas da Grota (Niterói-RJ), que aconteceu na igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Houve também a “Tenda das Artes”, instalada na praça da matriz para a criançada, buscando juntar o prazer de brincar com o desenvolvimento do gosto pelas obras de arte. Durante o Ciclo, foi possível apreciar uma exposição no Colégio Estadual Lameira de Andrade, com os trabalhos das oficinas de arte do Ponto de Cultura “Os Serões do Seu Euclides”, e o evento ainda contou com um passeio turístico, cultural e histórico à Fazenda São Clemente, em Boa Sorte. Além dessas atrações, em todos os dias foram oferecidas, também no Colégio Lameira Andrade, oficinas pedagógicas para educadores e comunidade em geral, que passaram pelos mais variados temas como cinema, inclusão digital, poesia, oficinas de brinquedos, debates sobre educação especial e, como não podia faltar, leitura e interpretação de textos euclidianos, para celebrar o nativo mais ilustre da cidade.